quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vergonha Alheia

Mais de 700 pessoas compareceram ontem na reunião com a EMURB, mas o que vimos foi uma total desinformação dos componentes da mesa.

Estavam presentes representando a EMURB, Sergio Salvadori, Superintendente da Secretaria de Infra Estrutura, representando a SEHAB, Elisabete França, Superintendente de Habitação Popular, representando a Subprefeitura do Jabaquara , José Franklin Delano Curvello Matos, Subprefeito e Rui Roberto Lemos de Almeida Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano.


Antes de começar a reunião, começamos nossa manifestação, fazendo uma apitaço e erguendo nossas faixas de protesto (como vocês podem ver nos slides ao lado).

Se sentindo ameaçados, a tropa de choque da Polícia Militar foi acionada, nada contra os serviços da PM, mas foi totalmente desnecessária a presença deles. Isso causou um mal estar e o Deputado Carlos Gianazzi , que estava presente , vendo nosso desconforto interveio ao nosso favor.

Sobe um clima cheio de expectativas, a reunião começou. Feitas as devidas apresentações, Sr Sergio Salvadori começou suas explicações com uma apresentação de gráficos e mapas.

Nesse instante a população se alvoroçou e começou um coro NÃO AO TÚNEL!!! O clima novamente ficou tenso no auditório. Pego totalmente desprevenido, o Subprefeito ameaçou encerrar a reunião.

Quando o microfone foi aberto para perguntas, o Eng José Orlando “metralhou “ o Sr Sergio de perguntas, pondo por terra todas as alegações que ele tinha apresentado.Como o custo do túnel, tipo de solo entre outras afirmações comprovadas em documentos oficiais.

Em resposta o Sr Salvadori informou ele esta no cargo há apenas 40 dias e ainda não tinha se inteirado totalmente do assunto.

A seguir vieram uma enxurrada de perguntas e críticas, algumas encaradas com deboche pela mesa.

Ao final da reunião , saímos como chegamos, com muitas perguntas sem resposta.

O que a Sra Elisabete França garantiu foi que, NÃO existe data para o ínicio das obras e que SIM podemos reverter essa situação.


Ao contrário do que disse o Sr Sergio, sabemos exatamente o que queremos, queremos que se cumpra a LEI 13.260 de 28 de dezembro de 2001.

13 comentários:

  1. Estive ontem na reunião ( cheguei atrasado por que ir do Brooklin ao Jabaquara pela Aguas Espraiadas as 18 hs é missão dura de cumprir, igual a lei 13260) e vi que não só nos Consegs da vida ficamos sem respostas aos nossos pedidos. É uma vergonha uma cidade como São Paulo ver seus cofres serem roubados com conivência do Prefeito, do MP e de todos esses políticos que aparecem em reuniões e não sabem o que está acontecendo.
    Vergonha de ter uma administração pública deixada nas mãos dessa corja. Como disse a Sra Isabel - da associação da rocinha - PRA QUE UM PARQUE LINEAR SE A PREFEITURA NÃO CUIDA DE MÍSERAS PRAÇAS DOS BAIRROS????

    A luta continua...

    ResponderExcluir
  2. na página 25/44 da lei, está bem descrito: "As prioridades definidas pelo Grupo de Gestão são, pela ordem: (i) complexo de pontes do Real Parque; (ii)
    habitações de interesse social; (iii) ampliação de áreas verdes; (iv) elaboração dos projetos relativos ao Plano de
    Intervenções."

    Que tal eles seguirem as prioridades??? acabem as pontes primeiro ( para o povo poder ir e voltar rapidamente do trabalho) e depois as habitações. TÚNEL E PARQUE SÓ SE NECESSITAR..

    ResponderExcluir
  3. É exatamente o que queremos, que o excelente projeto original de 2001, que previa uma avenida duplicada de superficie e realocação das familias carentes em conjuntos habitacionais seja cumprida...para que tuneis? para que tanta gastança de dinheiro público?

    ResponderExcluir
  4. Hoje pela manhã havia uma empresa de sondagem com os equipamentos na calçada dos prédios em frente ao Corpo de Bombeiros, acho que vão começar a correr para tentar começar a obra antes de alguma ação ser tomada pela população.
    O abaixo assinado deve começar a correr.
    Quanto a reunião, era de se esperar que estes incompetentes não respondessem nada, basta ver a situação do Jabaquara nos últimos 2 ou três anos, não me lembro de ver tanta sujeira e abandono de ruas e calçadas.

    ResponderExcluir
  5. Por que ninguém informou aos presentes que é possível consultar o projeto atual e o respectivo perímetro de desapropriação na própria EMURB, com Adilson Vidal, pelo telefone 3242-2622, ramal 461, ou pessoalmente no Edifício Martinelli?
    Recomendaram consulta à subprefeitura, porém conforme entendi do próprio participante da mesa que fez esta recomendação, a subprefeitura dará a informação com base no Decreto 51.037 que está totalmente desatualizado e não considera o novo traçado do túnel.
    Eu particularmente me sinto constrangido pelo fato dos representantes do Poder Público presentes à reunião, que ocupam cargos importantes na atual administração municipal, estarem totalmente despreparados para tratarem do principal projeto desta gestão junto à sociedade.
    Fellipe
    protejacidadevargas@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Vamos fazer uma passiata pelas ruas que possivelmente serão atingidas por essa obra absurda!
    Fabiana
    protejacidadevargas@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Felipe, tudo bem?
    Só para consertar uma coisinha que foi dita, o decreto 51037 nao está desatualizado , ao contrário foi ele que foi emitido em 17 de novembro de 2009, ou seja é o ultimo e abrangeu toda essa area inclusive para caber esse infâme túnel que se propõe , que está fora da lei que criou a Operação Urbana e fora do perimetro .
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente, esperava muito mais dessa reunião.

    Esperava ter pelo menos 30% das dúvidas esclarecidas, mas pelo contrário, o que foi visto foi um total despreparo e incompetência dos que se disseram "Superintendentes".

    Como diz o título Vergonha Alheia.

    Eles estavam cientes da grandiosidade do assunto e que viram muitas questões para serem respondidas, mas deixaram a desejar e muito!!

    São essas pessoas que estão cuidando da cidade de SP, de um projeto faraonico como esse?

    Então estamos seriamente ferrados!!!

    Como foi visto, claramente estamos mais preparados que eles. E vamos pra cima contudo.

    ResponderExcluir
  10. 'Indignado',
    Verifiquei pessoalmente em DESAP que as plantas a que se refere o decreto 51037 têm como limite de desapropriação os imóveis previstos conforme o projeto do tunel anterior, com 3,8Km, e não o traçado atualmente em estudo, com 2,4Km, cujo desemboque mudou radicalmente.
    Portanto, está desatualizado sim, e não contempla os imóveis localizados nas proximidades da Rua das Pérolas, pois conforme informação recebida na EMURB e na própria reunião em questão, será feito um novo decreto após a definição do limite definitivo de desapropriação.
    Qualquer munícipe pode comparecer a qualquer um destes órgãos para verificar estas informações, inclusive a situação de seu imóvel, pois o limite previsto para as desapropriações vem sendo diminuido, inclusive o meu próprio imóvel estava dentro do limite a ser desapropriado em 7/5 e agora não está mais.
    Fellipe
    protejacidadevargas@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Fellipe


    Pela informações que nós temos, e todo material que colhemos ao decorrer de nossa batalha o Decreto 51.037 de utilidade pública abrange mais areas e se refere ao novo traçado, pois, comparando os mapas, é gritante a diferença.

    Caso se interesse temos todos os mapas, de todas as alterações até hoje, que no caso foram 3 no total.

    Decreto é decreto não pode ser alterado de qualquer jeito.

    Para acalmar a população, eles soltam mapas incompletos, para confundir, mas como temos acesso , já tivemos a plena certeza que esse mapa que temos disponível se trata do novo traçado.

    Espero que tenha esclarecido .

    ResponderExcluir
  12. Realmente foi algo bem constrangedor!
    Tanta autoridade e total desconhecimento... Só um cara havia assumido há 40 dias, os demais não deveriam estar tão desinformados. E mesmo o que assumiu a 40 dias, pela importância do cargo e do projeto, deveria ter se atualizado sobre o assunto, ainda mais em uma reunião para ser debatido este assunto. Quanto ao decreto 51.037, ele não pode ser alterado, e sim revogado. Mas para isso, é necessário provocação da população via administrativa/judiciáiria ou de ofício pelo próprio órgão que o emitiu. O que acontece é que a DESAP recebe novos "desenhos" para "acalmar" o pessoal. Mas o que vale é aquilo que está anexado ao processo administrativo que cria o empreendimento. No caso, o PA em questão é o 2009-0.232.516-3, que já contempla a mudança do túnel de traçado de uma margem para outra. Grande abraço e vamos continuar a luta! se preciso iremos fechar uma rua sim!
    Felipe

    ResponderExcluir
  13. Quero agradecer a todos os participantes da reunião, já nos fizemos ouvir, é um grande começo, agora precisamos nos mobiblizar para novas ações que se fizerem necessárias. Contem comigo, estou dentro....

    Graciano

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.