segunda-feira, 26 de abril de 2010

A luta ainda não acabou !

Bom dia,

Ao decorrer da última postagem muitas coisas aconteceram, fomos convidados a ir a várias reuniões em busca de apoio para podermos barrar essa obra.

Saiu uma nota do Jornal Zona Sul que na reunião mensal do CONSEG na Cidade Vargas iria se discutir sobre as desapropriações. O que vimos foi um total descaso do Subprefeito do Jabaquara o Sr José Franklin Delano , citando com todas as letras que nossas ruas ( Braga, Eulália, Geni ) são “ Umas ruas que dão acesso a Imigrantes, que existe poucas casas e de pouco valor”.Nisso alguns moradores que estavam na reunião se manifestaram revoltados com tal declaração, como foi publicado no Jornal Jabaquara News http://www.jabaquaranews.com.br/web%20teste2/anterior2/jabaquara%20online.htm

Depois desse incidente a conclusão que chegamos foi:

Está claro o total despreparo do Subprefeito; e de duas uma , ou ele realmente não sabe do assunto , ou o mais grave estar omitindo o que sabe para nós.

Nessa mesma reunião conhecemos o diretor da CONSABEJA o Sr José Luis, que está apoiando as comunidades e também está do lado dos proprietários e conseguimos o apoio dele também.

Tivemos uma reunião com ele no dia 21/04 no qual fomos muito bem recebidos e conseguimos esclarecer muitos pontos e por ele ter uma vasta experiência no assunto nos tranqüilizou bastante. O Sr José Luiz nos convidou a comparecer na CONSABEJA no sábado dia 24/04, pois seria discutido sobre os assentamentos das comunidades,( a comunidade também está insatisfeita pois, de 10 mil moradores somente 4 mil já tem uma habitação garantida, o restante não tem aonde morar se forem desalojados), essa reunião iriam estar representantes da Prefeitura e da Emurb ( órgão responsável pelo Consórcio Água Espraiada) que nos interessava muito .

Conseguimos conversar como Engenheiro responsável pelo nosso lote, o Engº Carlos Henrique Garbuio, da Siurb( Siurb que é uma divisão da Emurb), e as palavras que ele utilizou jamais serão esquecidas.Segue alguns trechos da conversa:

“ Irei com tudo, rasgando tudo...”
“ Vamos pra cima...”
“ Não sou de parar obra....as obras que administro vão até o final....
“ O projeto é esse não tem jeito de mudar...”
“ Temos pressa até Agosto a área de vocês deve estar limpa para começarmos o trabalho...”

Entendemos que se trata de uma pessoa profissional, mas a frieza de como foi dito nos feriu a alma.


Temos a plena consciência que é uma luta muito difícil de vencermos, mas isso não quer dizer que não lutaremos até o fim.Iremos usar todas as nossas armas, e podem nos dizer que somos sonhadores, que é perca de tempo, não iremos desistir fácil.

6 comentários:

  1. Preocupante é a palavra, não sabemos quando e quanto iremos receber, nós os atingidos pela desapropriação não sabemos muito, parece ser segredo, claro que o poder público esta se lixando para o que vai acontecer conosco,então vamos a luta com certeza será uma briga injusta.

    ResponderExcluir
  2. Além de preocupante é vergonhoso!!!!Se ficarmos de braços cruzados esperando o pior não irá adiantar nada!!!

    Temos que correr atrás dos nossos direitos, não deixarmos eles em paz até dar uma resposta satisfatória para nós.

    ResponderExcluir
  3. O engraçado é que esses projetos de obras nunca chegaram até o conhecimento dos moradores.

    Só quando a "bomba" estava nas nossas mãos é que ficamos sabendo...
    Se já duvidávamos da honestidade dos governantes, agora tomamos um golpe de realidade!

    ResponderExcluir
  4. Como vai,
    Enviei os links desse blog, assim como os links para os jornais on line (zona sul e jabaquara news) para o editorial da globo do programa SPTV 2o Edição. Essa semana este editorial está focando o plano diretor da cidade, e é altamente relacionado à nossa questão.

    Sugiro que comecemos a enviar solicitações de matérias investigativas para esses jornais, visto que estes possuem poder de repercursão dada a audiência que possuem. O desencontro/imprecisão de informações não é adequado para uma obra dessa envergadura de investimento e impacto urbanistico/habitacional.

    Ainda estou coletando mais informações para envio a outros editoriais (JT, Estadão, Folha, SBT, Gazeta, BandNews, etc). Postarei aqui outras informações se tiver algum retorno dessas midias.

    Att.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Fernão ,

    Obrigado pela sua ajuda, mas não sei se a Rede Globo pode ajudar, pois a Ampliação leva o nome do Dono da Globo ( Roberto Marinho), ela é uma das interessadas, mas vale tentar.

    Concordo que precisamos da mídia do nosso lado, pois você vai se deparar com muitas informação desencontradas.

    Peço que ao invés de enviar para o blog os links, envie no e-mail naodesapropriacao@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. O que esse Engenheiro tem na cabeça pra falar assim desse jeito? ela acha que somos o que lixo ??
    Como diz o Boris Casoi Isso é uma V-E-R-G-O-N-H-A!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.