sábado, 13 de agosto de 2011

Maior ponte do mundo "sobre o mar" é mais barata que túnel de Kassab.

Reportagem abaixo mostra comparação entre o valor final da maior ponte do mundo sobre o mar , com 42 km de extensão na China e uma ponte em Guaíba que o governo federal pretende construir sobre o rio com quase 3 km de extensão.

As diferenças de números são absurdas, conforme pode ser conferido na tabela abaixo.
O que não da para deixar de fazer uma comparação também com o túnel de kassab (Água Espraiada) que atualizado hoje está custando o mesmo valor da maior ponte do mundo (42km) ,por volta de 2,5 bilhões de reais para ligar dois míseros bairros e ninguém sabe ao certo quanto custará ao término de sua construção, tendo como exemplo o que aconteceu com a ponte Estaiada da mesma avenida.

E o pior se compararmos também a própria ponte do Guaíba de 3 km de extensão, com o túnel do Kassab, ainda podemos ver que ela saíra muito mais barata do que o túnel ,mesmo com todas as dificuldades e transposições que terão que ser feitas para essa ponte .

A única explicação para isso deve ser as "Transposições " que o túnel terá de vencer:

- Caixa para campanha do ano que vem.
- Campanha política dos vereadores que aprovaram tal obra.
- Dividas de campanhas passadas.
- Silêncio daqueles que deveriam estar apurando supostas irregularidades
- Agradar e dar de bandeja uma mina de ouro para o setor imobiliário
- etc.
- etc.
- e etc.

Meu deus do céu , será que não deveriamos terceirizar todas obras daqui pra frente com as Empreiteiras Chinesas e Coreanas?
Garanto que por esse valor absurdo do túnel , eles seriam capazes de fazer todas as intervenções sem uma única desapropriação e ainda devolveriam o troco, isso com técnologia extrema e tempo recorde.

A diferença é que na China até politicos, juizes e promotores , tem medo de ir parar no paredão.

Será que não poderiamos dar alguma oportunidade a esses políticos de lá?






Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.

Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhão.

Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto númerico resumido no quadro abaixo:




Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.

Depois de ter ordenado o afastamento dos oficiais, aí incluído o coronel do DNIT, Dilma Rousseff parece decidida a preservar o general. “O governo manifesta sua confiança no ministro Alfredo Nascimento”, avisou nesta segunda-feira uma nota da Presidência da República. “O ministro é o responsável pela coordenação do processo de apuração das denúncias feitas contra o Ministério dos Transportes”. Tradução: em vez de demitir o chefe mais que suspeito, Dilma encarregou-o de investigar os chefiados.

Corruptos existem em qualquer lugar. A diferença é que o Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer em outros países uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento e seus parceiros saberiam que o castigo começa com a demissão e termina na cadeia.


7 comentários:

  1. Entrem no site www.radarmunicipal.com.br e vejam que a Construtora OAS (que vai construir um trecho do túnel),fez doações para a campanha política de pelo menos quatro vereadores que votaram contra os moradores do jabaquara. Antonio Carlos Rodrigues, Natalini, Milton Leite receberam juntos 260mil reais e José Police Neto que foi quem mais se empenhou para que fosse aprovado o PL 025/2011 recebeu 30mil; portanto chegou a hora de devolver essa grana à Construtora OAS.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. QUER DIZER QUE É ASSIM É ? OS VEREADORES CITADOS NO COMENTÁRIO ANTERIOR JÁ ESTÃO TODOS DEVIDAMENTE CADASTRADOS NA FOLHA DE PAGAMENTO DA OAS É ?

    A RATAIADA COMO SEMPRE,SÓ VIVE NA BASE DO MILHÃOZINHO RECEBIDO POR FORA !!Ô GENTE QUE ME DÁ NOS NERVOS!!

    A DIFERENÇA ENTRE O MÉTODO CHINÊS DE CONSTRUÇÃO E O MÉTODO KASSABIANO É ALGO ESCANDALOSO!!

    REALMENTE,SE ESSE PORRA DO KASSAB MÃO GRANDE FOSSE O EXECUTOR DA PONTE LÁ DA CHINA,O NEGÓCIO NÃO IA SAIR POR MENOS DE TRILHÃO!!BARBARIDADE TCHÊ !! A BICHA TEM UMA VOLÚPIA POR DINHEIRO QUE DEUS NOS LIVRE!!

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  4. HOJE NA CBN O REPORTER JOSE LUIZ PORTELA CRITICOU O PROJETO TUNEL ROBERTO MARINHO FALOU QUE SERIA MELHOR FAZER METRO TUNEL SERIA INVIAVEL SO TRARIA TRANSITO E VIOLENCIA COMO ACONTECE NOS TUNEIS DO RIO DE JANEIRO

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  5. Diário oficial de hoje (20/08/2011
    CONCORRÊNCIA Nº 019890100
    OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESAS OU CONSORCIO
    DE EMPRESAS NACIONAIS PARA A EXECUÇÃO DAS OBRAS
    E SERVIÇOS DO PROLONGAMENTO DA AVENIDA JORNALISTA
    ROBERTO MARINHO, DA AVENIDA LINO DE MORAES
    LEME ATÉ A RODOVIA DOS IMIGRANTES – Lotes 1,2,3 e 4 .
    Ficam as empresas e consórcios de empresas, pré-qualificados
    e participantes do procedimento licitatório em epígrafe,
    CONVOCADOS a apresentarem manifestação quanto
    à renovação de validade de suas propostas comerciais,
    bem como, de suas garantias de proposta, pelo prazo de 90
    (noventa) dias, nos termos do subitem “13.13” do Edital,
    a contar da publicação deste Comunicado. A manifestação
    deverá ser dirigida a Comissão Especial de Licitação e protocolizada
    até o dia 24/08/2011 às 17h, junto a Gerência
    de Licitações de SPObras localizada no 4º andar, Praça
    Patriarca nº 96.
    Presidente da Comissão Especial
    de Licitação

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  6. Vivi muitos anos nessa região. Minha solidariedade à luta de vocês. Escrevi um texto em meu blog (link abaixo) sobre a gestão Kassab e suas mazelas e, claro, cito o caso Água Espraiada.

    Abraço

    http://fatosetc.blogspot.com/

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