terça-feira, 5 de julho de 2011

Câmara de SP aprova lei que muda traçado do túnel da Imigrantes

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta segunda-feira (4), em segunda votação, por 39 votos a 15, o substitutivo ao projeto de lei 25/2011, que modifica parcialmente as obras previstas na lei 13.260, de 2001, que instituiu a Operação Urbana Água Espraiada. O novo traçado prevê um túnel de interligação com a Imigrantes de 2,3 km, enquanto a lei aprovada em 2001 previa um túnel de apenas 400 metros.

A mudança ocorreu para adequar o texto legal à nova extensão do túnel que ligará a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes. Na primeira votação, em 21 de junho, foram 39 votos a favor, 11 contra e duas abstenções. O projeto que retifica a operação urbana precisa agora ser sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab.

Moradores dos bairros que serão potencialmente atingidos pelo projeto protestaram contra os vereadores. O texto estabelece que os imóveis atingidos pelos melhoramentos aprovados e pelas obras complementares necessárias serão declarados de utilidade pública para efeito de desapropriação. Além de modificar a extensão do túnel, o projeto prevê ou regulariza outras alterações viárias no Itaim Bibi, Campo Belo, Jabaquara e Santo Amaro.

O projeto aprovado insere na Operação Urbana Água Espraiada a execução de via expressa subterrânea em túnel, promovendo a ligação da atual Avenida Jornalista Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes, a partir das proximidades da Avenida Pedro Bueno. Além do túnel, estabelece outras mudanças nos bairros do Itaim Bibi, Campo Belo e Jabaquara, entre elas, a abertura de vias ao longo do córrego Água Espraiada, desde a Avenida Lino de Moraes Leme até as proximidades da Rua Leno, consistindo em uma via parque, com duas vias laterais.
Outra mudança é a abertura de duas vias laterais de distribuição de tráfego local, desde a Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini até a Avenida Washington Luís, ao longo da Avenida Jornalista Roberto Marinho. A lei também autoriza obras de passagem em cinco cruzamentos: Rua Guaraiúva / Rua Miguel Sutil; Rua Nova Iorque / Rua Pascoal Paes; Avenida Santo Amaro; Avenida Pedro Bueno e Avenida Engenheiro George Corbisier.


Em relação ao distrito de Santo Amaro, o projeto prevê ou regulariza o prolongamento da Avenida Doutor Chucri Zaidan até a Rua da Paz; alargamento da Rua José Guerra, entre as Ruas da Paz e Fernandes, alargamento das Ruas José Guerra e Professor Manoelito de Ornelas, entre a Rua Fernandes Moreira e a Av. Alfredo Egídio de Souza Aranha; alargamento da Rua Luís Seraphico Jr., desde a Praça Embaixador Ciro de Freitas Vale até a Av. Prof. Alceu Maynard Araújo; abertura de via entre a Av. Prof. Alceu Maynard Araújo e a Rua Ferreira do Alentejo; alargamento da Rua Laguna, desde a Rua Ferreira do Alentejo até a Av. João Dias; execução de via subterrânea em túnel sob a Rua José Guerra, no trecho entre as proximidades das Ruas Antonio das Chagas e Dr. Aramis Ataide; execução de ponte entre as Pontes do Morumbi e João Dias e ligação viária até o prolongamento da Av. Dr. Chucri Zaidan.

Desapropriações
De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o projeto envolve 8.194 domicílios, onde vivem 28 mil pessoas. Destes, 7.090 domicílios e 24 mil pessoas estão em 12 favelas: Alba, Americanópolis, Babilônia, Beira Rio, Fonte São Bento, Guian Corruias, Henrique Mindlin, Muzambinho, Rocinha Paulistana, Taquaritiba, Imigrantes I e Vietnã. O projeto também afeta 1.104 domicílios formais, envolvendo outras 4 mil pessoas.
Segundo o Estudo de Impacto Ambiental, o prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho começará junto à Avenida Doutor Lino de Moraes Leme e percorrerá cerca de 750 metros por duas pistas a céu aberto até chegar aos túneis, localizados na Rua Wilson Pereira de Almeida.
Os túneis medirão aproximadamente 2.350 metros de comprimento cada um, incluindo o desemboque, e vão transpor a Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, onde seguirão novamente a céu aberto, com acessos à Rodovia dos Imigrantes. Segundo os moradores, pelo desenho anterior, o túnel começaria em frente à favela da Rocinha Paulistana, na Zona Sul de São Paulo, e desembocaria no Jardim Lourdes, atrás do Centro de Educação Unificada Caminho do Mar. Pela nova proposta, o traçado entra em ruas dos bairros Jardim Aeroporto, Cidade Leonor, Vila do Encontro, Cidade Vargas e Vila Fachini.

Um comentário:

  1. olá
    Por favor alguem tem um mapa ou um link onde posso encontrar o mapa das desapropriações? moro na Luciano Carneiro, sou inquilina de um sobrado, muito obrigada
    Alice

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