terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Morre um dos autores intelectuais da Operação urbana Agua Espraiada.

Vamos lembrar que apesar de muito educado e cordial, esse senhor também participou da elaboração desse projeto sujo que o Prefeito Kassab aprovou e que tantos prejuizos esta causando a essa população e vai causar ao erário público.
Lembrem -se ele recebeu 22 milhões de reais pelo projeto do atual Parque Linear, sem autorização do próprio conselho gestor, além de ter recebido do projeto original.
Lamentável não ter dado tempo pra ele consertar essa porcaria desse projeto atual de ladrões.






Faleceu na madrugada desta terça-feira (28/02), em São Paulo, o arquiteto e professor Paulo de Mello Bastos. Responsável pela criação de importantes obras na cidade de São Paulo, como o Clube Paineiras do Morumbi e o Comando Militar do Sudeste, no Ibirapuera, Bastos teve uma atuação intensa no IAB de São Paulo.

Nos últimos anos esteve envolvido com projetos de urbanização com vistas à preservação de bens culturais e do meio ambiente. Seu falecimento representa uma grande perda para a Arquitetura Brasileira e para o IAB. O corpo está sendo velado e será levado ao Crematório da Vila Alpina em São Paulo.

Fonte: ArchDaily Brasil

6 comentários:

  1. Postado a pedido de Ros Mari Zenha


    Caros (as) colegas,



    Boa tarde!



    Gostaria de fazer uma breve reflexão sobre o conteúdo da matéria.

    Sinto-me à vontade para fazê-lo pois, como os colegas têm acompanhado, tenho sido, dentre outros, uma ferrenha opositora dessa malfadada Operação Urbana que, a exemplo de outras, tem servido à sanha do capital imobiliário predatório e desrespeitado os direitos fundamentais de nossa cidadania.

    Cabe frisar que sou geógrafa e pesquisadora de um Instituto Público de Pesquisa de nosso Estado, portanto, não defendo interesses de empresas nem de escritórios de engenharia e arquitetura.

    Porém, fiquei muito surpresa e entristecida com o que li.

    O autor do texto produziu um juízo de valor sobre o arquiteto Paulo Bastos, descrevendo-o de maneira parcial e, como, por conta de seu falecimento, ele não pode falar por si, sinto-me na obrigação de fazê-lo.

    Paulo Bastos foi um combatente de uma vida pelas causas da iguladade e justiça social.

    Desde a Constituinte de 88 foi árduo defensor da vida e do meio ambiente.

    Ajudou-nos muito - aos movimentos de cidadania da Lapa - na defesa do patrimônio de nossa região quando precisávamos de conhecimento técnico para deter a especulação desenfreada aliada da atual gestão de nossa cidade. E nunca pagamos nada por isso!

    Era tão ético que abriu mão de sua participação no Movimento Defenda São Paulo para evitar "conflito de interesses", a partir do momento em que passou a trabalhar para a Prefeitura.

    Tinha que trabalhar!

    Que bom seria se contássemos com dirigentes competentes e éticos que ampliassem os cargos técnicos nas Secretarias (via concurso) para que dessem conta das demandas de projetos que uma cidade como São Paulo exige.

    Ao contrário, o que presenciamos é o esvaziamento dos quadros técnicos e, agora, a contratação de escritórios do exterior (em nome sabe-se lá do que), dando trabalho para profissionais que para cá migram em função da crise em seus países de origem (e nós engolimos esse sapo!).

    Com certeza, Paulo Bastos não teria conseguido reverter o processo da Operação Urbana.

    Nós, a cidadania organizada e o MP, também não conseguimos.

    O que fazer? Tirar para sempre do poder esse grupo para o qual não existe adjetivo digno de ser publicado.

    Desculpem meu desabafo, mas não poderia permanecer calada frente a uma avaliação parcial e desrespeitosa.



    Obs: não consegui postar meu comentário no blog, mas gostaria que o responsável o fizesse.



    Atenciosamente



    Ros Mari Zenha

    Conselheira Cades SVMA

    Sociedade civil

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Cara colega e respeitosa conselheira do meio ambiente Ros Mari Zenha.



    Primeiramente gostariamos de demonstrar nossa gratidão e respeito a vossa atuação no Cades frente a diversos assuntos que lá são discutidos e em especial a Operação Urbana Agua Espraiada , que demonstrou a preocupação frente as diversas inseguranças e irregularidades que o atual projeto que foi aprovado apresenta.



    Você sem duvida é a mais capacitada conselheira do cades como pudemos observar , domina os diversos assuntos com destreza ,causando "extrema desigualdade intelectual " perante aquele conselho, se me permite esse termo novo.

    Agradecemos também a oportunidade dada por você aos representantes de nosso grupo ,de ter acesso ao processo do EIA RIMA antes da votação final, foi muito importante pra nós.



    Repudiamos a forma que você foi tratada pelo Secretário Eduardo Jorge, com desprezo aos seus argumentos, principalmente a segurança jurídica que você pedia as famílias pobres que serão removidas das comunidades.


    Por fim você é realmente uma conselheira que representa a sociedade civil.



    Porém gostaria de fazer alguns comentários para te esclarecer a razão da publicação citada por você:



    O Finado Professor Paulo Bastos , era considerado e se considerava o pai da lei 13260 de 2001 que criou a Operação Urbana Agua Espraiada, conforme ele mesmo ja havia comentado em audiências públicas, pois foi ele quem deu as diretrizes urbanisticas do projeto original elaborado no governo da ex-prefeita Marta Suplicy ou seja o projeto era dele e ele recebeu na época por isso.



    Tal projeto era sem dúvida alguma um excelente projeto, pois o objetivo central era o de resolver definitivamente o problema das moradias irregulares ( favelas ) ao redor do córrego , reassentando todas as 10.000 familias em moradias populares a serem construídas com os Cepacs arrecadados, DENTRO DO PERÍMETRO da Operação Urbana, além é claro de concluir a ligação da avenida hoje chamada de Roberto Marinho até a Rodovia dos Imigrantes em avenida de superfície com um pequeno túnel de 400 mts ao chegar a Imigrantes e também construir um parque ao redor de toda extensão do córrego Agua Espraiada com dimensões mais humildes do que se propõe hoje porém com mais de 300 mil metros quadrados, que era conhecido na época como "Caminho Verde".

    Esse era o projeto que se esperava e que foi aceito por toda população daquela area.

    continuo....

    ResponderExcluir
  3. No entanto em 2008 nosso " Prefeito Metralha " resolveu tirar esse projeto da gaveta e resolveu fazer algumas gigantescas alterações e para isso chamou o Professor Paulo Bastos para fazer algumas dessas alterações:



    - Pediu para que o Professor aumentasse o parque para 600 mil metros quadrados para com isso " engolir dezenas de ZEIS " localizadas ao redor do córrego , onde hoje será construido o Parque Linear, tudo isso com o claro intuíto de mandar essas famílias para bem longe do parque que terá as suas margens "gigantescos espigões milhonários" , os futuros emprendimentos imobiliários que ja estão sendo prospectados na região.



    - Pediu para que o Professor encaixasse um túnel de 3.8 Km no projeto dele, que segundo ele nos confidenciou mais de uma vez , ele fez de tudo para colocar o túnel apesar de estar contrariado na mesma area que o seu projeto abrangia , evitando assim o aumento das desapropriações e o impacto em outros bairros que nunca estiveram no projeto.



    Porém segundo o Professor "Forças Maiores " enviaram do nada a ordem desse segundo túnel dessa vez menor com 2,3 km do outro lado do córrego, porém com mais 1000 desapropriações de presente a uma população que nunca esteve envolvida na obra.

    Além de que o novo parque do Professor Paulo Bastos derruba agora mais de 1000 casas de proprietários segundo o próprio estudo deles que é subestimado.



    Com tudo isso eles licitaram a obra e colocaram apenas 4000 casas populares a serem construidas ao invés de 10.000, porem o projeto subiu de 1 bilhão e duzentos milhões, agora para 4 bilhões e 500 milhões , só o túnel valendo hoje 2 bilhões e 300 milhões . Obra coberta de irregularidades , seja no Cades , seja no TCM e seja na própria lei que foi modificada pelos "nobres Vereadores" .



    O Professor Paulo Bastos recebeu dessa vez para fazer o projeto desse atual parque 22 milhões de reais , valor esse que deixou um arquiteto representante da Usp no conselho gestor de queixo caído e custou a acreditar nisso pois tinha visto apenas projetos de gigantescos parques atingir um valor maximo de 2 milhões de reais. Não diferente o projeto do túnel saiu pela bagatela de 35 milhões de reais, tudo isso vale lembrar sem ter sido autorizado em lei , pois estava vigente a lei antiga e nunca foi autorizado no conselho gestor.



    Os integrantes do movimento procuraram o Professor Paulo Bastos diversas vezes no intuito de conseguir que ele" uma autoridade no assunto" , conseguisse intermediar algum tipo de mudança no projeto atual para assim causar um menor impacto geral nessas populações, porém o professor sempre se mostrou muito " liso" e sempre escapou da conversa. Ele foi convidado diversas vezes no ano passado pelos próprios vereadores para dar explicações sobre a mudança do projeto e foi muito dificil conseguir que ele fosse, após diversas tentativas ele acabou vindo e decepcionou a todos com seu discurso em defesa do túnel que alias favoreceu em muito os ataques contra a sociedade civil presente efetuados pelo atual presidente "Pólice Neto" que na ocasião o cumprimentou com um fraterno beijo na orelha, deixando a sociedade civil presente muito revoltada naquela ocasião, conforme você pode conferir no link abaixo a postagem da época.



    http://tragediasocialjabaquara.blogspot.com/2010/09/resultado-da-audiencia-com-arquiteto.html

    continuo.....

    ResponderExcluir
  4. Após os questionamentos públicos do movimento a respeito da obra, o Professor Paulo Bastos passou a ficar mais afastado da obra , principalmente quando a mídia estava presente , pois ele ficava visivelmente constrangido quando alguém tocava no assunto dessa mudança do projeto, passando a aparecer mesmo apenas quando era chamado pela SEHAB para participar de reuniões fechadas com as comunidades das favelas , para ajudar a apresentar os projetos dos apartamentos populares , verdadeiras suítes que a SEHAB anda promentendo a essas populações carentes. O detalhe estranho era que o Professor não tem nada a ver com o reassentamento das poucas famílias que serão contempladas e muito menos com esses projetos luxuosos que serão feitos , o que fica claro que a SEHAB colocava o professor para dar credibilidade a essas pessoas , uma vez que ele sempre foi conhecido como "pai da obra"



    Tudo isso se passou antes dos movimentos se unirem no que veio a se tornar a "Frente" , por isso muitos de vocês não conheceram esses episódios, mas alguns integrantes como o Jorge e o Edu tiveram a oportunidade de presenciar alguns desses "pontos negativos " do Professor. Um deles pode ser visto no vídeo do link abaixo , mais precisamente no final por volta de 16 minutos, confira ele defendendo o projeto , achando "muito barato".



    http://tragediasocialjabaquara.blogspot.com/2011/10/video-da-audiencia-publica-fraudulenta.html



    Com o falecimento do Professor , até isso servirá de propaganda para o Prefeito Kassab , pois você tem alguma dúvida de que nome darão ao parque Linear? Nome de um grande Urbanista Renomado. Propaganda pura.



    Infelizmente na Operação Urbana Agua Espraiada, temos vivido coisas dignas de filmes, absurdos que ficam até dificil de ser explicados para outros movimentos, como por exemplo o posicionamento do próprio Ministério Público que até hoje não moveu uma palha se quer para ao menos se interar do assunto, com promotores falando muitas coisas nos holofotes e microfones , mas repito literalmente não moveram um palha ao contrário uma promotora mandou o nosso movimento contratar advogados para mover ação civil pública , pois ela não iria fazer nadinha , no entanto ela recebeu diversas vezes o Presidente pólice Neto em seu gabinete para ajudar a derrubar os argumentos da ACP elaborada pelo movimento e assim criar a nova lei. coisa de filme.



    Por fim cara Conselheira , respeitamos vossa possível amizade ou admiração pela carreira do Professor e nem podemos discordar de muitas coisas que você argumentou a respeito da vida e os ideais do Professor , mas " SIM " ele teve uma efetiva participação na elaboração desse atual projeto que consideramos uma "afronta a sociedade civil " e o tempo mostrará. E ele carregará consigo essa "cicatriz " em seu currículo admirável , mesmo que as "forças maiores" tentem sempre encobrir .



    obs: Vou publicar seu comentário conforme você pediu.



    Atenciosamente.

    ResponderExcluir
  5. Postado a pedido de Ros Mari Zenha:

    Caro colega,



    Bom dia!

    Em primeiro lugar, agradeço a gentileza e disponibilidade em me responder.

    Fico satisfeita por saber que minha atuação no Cades, representando a sociedade civil, tem sido considerada correta por vocês.

    É importante que eu tenha esse retorno pois minha área de atuação é a Macro Região Oeste 1 (lapa, Pinheiros e Butantã) e tenho dificuldades objetivas para acompanhar os movimentos da cidade como um todo.

    Quero explicitar que eu respeito a opinião dos colegas por conta de que somente vocês sentem, na pele, os desdobramentos das ações dessa gestão fatídica de nossa cidade entregue à sanha do mercado imobiliário predatório.

    Sinto muito que as coisas tenham tido esse desdobramento.

    De qualquer modo, continuamos juntos na luta por uma cidade sustentável e inclusiva e estou sempre à disposição de vocês.




    Abraço fraterno




    Ros Mari

    ResponderExcluir
  6. Mais uma vez Ros Mari muito obrigado em nome do movimento e contamos com você.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.