terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Prefeitura dá licença para túnel entre a Imigrantes e a Av. Roberto Marinho

Palmas e muitas palmas para a Prefeitura !! Conseguiram o que queriam!!! Vão aniquilar com centenas de famílias.. Ype Ype Hurra !!!


A Prefeitura de São Paulo deu nesta sexta-feira um passo importante para tirar do papel o túnel de 2.350 metros que vai ligar a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente assinou a Licença Ambiental Prévia (LAP), que estabelece requisitos básicos do que deve ser atendido no projeto e orienta o desenvolvimento do projeto executivo.

O documento foi gerado logo após o Conselho do Meio Ambiente (Cades) aprovar na manhã desta sexta-feira o estudo de impacto ambiental (EIA-RIMA) da construção do túnel por 22 votos contra 4. O LAP será publicado no Diário Oficial do município nos próximos dias. O próximo passo será obter a licença de instalação para a execução da obra.
A discussão sobre a aprovação da licença se arrasta desde agosto de 2009, quando o EIA-RIMA chegou à Secretaria do Verde. Audiências públicas foram realizadas, mas mudanças feitas pela própria Prefeitura no projeto de lei travaram o licenciamento. A criação do túnel é prevista desde 2001 e faz parte da Operação Urbana Água Espraiada, que prevê uma série de intervenções no uso do solo e viárias em bairros como Brooklin e Morumbi, com o objetivo de desenvolver a região.
O prefeito Gilberto Kassab (PSD), contudo, decidiu adotar o túnel como uma das ações de destaque de seu mandato, e mudou o projeto que previa uma extensão de 400 metros para o atual, de mais de 2 km. Para isso, precisou mobilizar vereadores para aprovar a modificação na Câmara no ano passado.

O projeto é polêmico principalmente em razão do número de desapropriações necessárias. O estudo de impacto ambiental estipula em 28 mil o número de moradores que terão de deixar suas casas. Serão atingidas casas, torres residenciais e pelo menos 12 favelas, entre elas a do Vietnã, que foi motivo em outubro de uma decisão da juíza Celina Kiyomi Toyoshima, da 4ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, que autorizou a Prefeitura a remover os moradores da favela em 180 dias.
Os moradores da região montaram uma associação e argumentam que pouco foram ouvidos pela Prefeitura e que não receberão valores justos por seus imóveis. Já realizaram diversas manifestações, mas até o momento não conseguiram alterar os planos da Prefeitura.

As mudanças feitas por Kassab preveem também a construção de um parque linear de 600 mil metros quadrados. Segundo a Secretaria do Verde, o aspecto “mais importante” do projeto é a consutrução de “moradias seguras” para mais de 8 mil famílias que estão atualmente em áreas de risco sobre a várzea e sobre o Córrego Água Espraiada. Procurada nesta sexta-feira, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras não informa os prazos com que trabalha para a construção do túnel.

Localização

Segundo o Estudo de Impacto Ambiental, o prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho começará junto à Avenida Doutor Lino de Moraes Leme e percorrerá cerca de 750 metros por duas pistas a céu aberto até chegar aos túneis, localizados na Rua Wilson Pereira de Almeida. Eles vão desembocar após a Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, onde seguirão novamente a céu aberto, com acessos à Rodovia dos Imigrantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.