quarta-feira, 5 de maio de 2010

Obra de Ampliação da Água Espraiada está totalmente ilegal.



Uma comissão de 14 moradores compareceram no prédio da Defensoria Pública no bairro da Liberdade ontem para uma reunião para discutirmos que está acontecendo conosco referente à Ampliação da Água Espraiada.

As primeiras palavras ditas do Defensor foram:

“Essa Obra está totalmente ilegal”

A obra está ilegal por uma série de fatores:

- Está atingindo as ZEIS ( Zonas Especiais de Interesse Social).
- Na Lei cita “caminhos verdes” não um ‘Parque Linear”
- Não tem um EIA-RIMA da Região da Vila do Encontro, final do túnel
- Não tem um estudo do solo finalizado também da Região da Vila do Encontro.
- No caso estão usando como base um EIA RIMA de 2009, totalmente diferente do mapa que temos em mãos e que a própria EMURB disponibiliza para os moradores que vão com o IPTU em busca de informações.
Fora outras coisas que com certeza iremos descobrir, pois como somos leigos no assunto , outras falhas devem ter passado despercebidos.

Pergunto: Como então, aterrorizam pessoas querendo invadir suas casas para fazerem medições sem um pingo de educação? (iremos disponibilizar a carta que os moradores da Cidade Leonor estão recebendo). Como falam para nós que em Agosto todos serão desapropriados, sendo que não tem nada de concreto ainda?

O Defensor Público só pode ajudar as pessoas que ganham até 3 salários mínimos o que infelizmente não é o caso da maioria dos proprietários, mas como nosso bairro é formado por muitos idosos, iremos realizar um novo cadastro e entrar com uma representação.Ele nos orientou a procurar o Ministério Público.

As Comunidades também estão sendo pressionadas a preencher um formulário constando que aceita receber o cheque aluguel e que “garante” moradia no futuro. “Por experiência própria, isso que está no dito no papel não acontece, os moradores recebem o cheque aluguel, mais esse benefício pode ser suspendido a qualquer momento e ficam sem o valor e sem moradia. Aconselho os moradores das comunidades não assinarem nada. Confiem em mim.”Diz o Defensor. Ele irá representar as Comunidades que serão afetadas pela Ampliação.

Nosso movimento, como já citei, esta crescendo e estamos junto com a Comunidade, pois a luta é a mesma, não queremos ser desapropriados. Estamos caminhando junto com a Cris líder da Comunidade da Rocinha , e o José Luiz, vice presidente da CONSABEJA.

Nosso próximo passo é uma reunião com o Ministério Público e o Luis , assessor do Dep. Carlos Giannazi. já está providenciando.

Nossa luta ainda está no início, precisamos de todos os moradores unidos, pois como o próprio Defensor nos orientou vocês tem que fazer mobilizações, e em um futuro não tão distante, teremos que “fazer barulho”, paralisações para chamar atenção para nossa causa e precisamos de todos juntos.

14 comentários:

  1. A maior dificuldade é convencer as pessoas de que esta obra será realidade se não houver união.

    ResponderExcluir
  2. Marcos, procure no google as atas das reunioes da EMURB (ata da 17ª reunião da EMURB-operação urbana agua espraiada)

    ResponderExcluir
  3. De qualquer forma a luta continua e não podemos esmorecer!

    ResponderExcluir
  4. Não mesmo , vamos continuar pra cima, fazendo pressão até conseguirmos !!!

    ResponderExcluir
  5. A obra vai trazer valorização, em lugar de favelas, um dos maiores parques de SP, infelizmente algumas pessoas vão ser retiradas
    Espero que sejam bem remuneradas; Esta obra vai ser muito importante pra região...

    ResponderExcluir
  6. Valéria sua casa vai ser desapropriada?? Com certeza não, só uma informação Jabaquara não é Favela, ou como dezemos atualmente não é uma comunidade, não precisamos de gente como vc., queria ver se fosse sua casa, vc. deve ser uma pessoa toTalmente desinformada nosso mêdo é não receber como aconteceu com alguma pessoas que perderam suas casas quando foi feita a reforma na Av. Faria Lima, que o nosso maravilhoso ex-prefeito Paulo Maluf deu um calote no povo e nosso amigo Kassab é herança de quem vc. Sabe?????

    ResponderExcluir
  7. O que mais me chamou a atenção no mapa mostrado neste post e que ele foi feito sem o menor critério, provavelmente as pressas e sem fazer uma visita sequer a região. O prédio que moro por exemplo, vai ser derrubado pra servir de paisagismo para o túnel, imaginem isto, 2 ou mais prédios residenciais que são o fruto da minha economia de uma vida inteira assim como de varias outras pessoas será derrubado pra virar praça...

    ResponderExcluir
  8. Bem até uma semana atrás eu não estava sabendo de nada, só boatos depois que vi a matéria no jornal entrei em pânico e começei a ir atrás já estive na Subprefeitura e tb na EMURB e realmente fica um empurra,empurra só que não sou "idiota" e comecei a andar pelo bairro e vi a faixa e fiz contato com o Marcos e acabei de me inserir no BLOG é isso aí minha gente vamos lutar com garra, vamos fazer barulho na próxima reunião ou manisfetação estarei com vcs e posso adiantar que sou boa de briga e tb vou comprar uma faixa este fim de semana para começar um movimento aqui na minha Rua:Professor Araújo Maciel quanto a pessoas que se abilitam a entrar num blog onde todos estão lutando para não perder o único e mais precioso bem de um ser humano neste mundo material que é sua CASA um bem conquistado com muito sacrifício e luta não merece nem comentários!A não ser que pimenta no ... dos outros é refresco! Estou pronta vamos lá quero somar e não atrapalhar!

    ResponderExcluir
  9. Democracia e liberdade de expressão são fundamentais em qualquer discussão, nada mais justo que as pessoas que tem suas moradias atingidas se manifestem , afinal não é facil ver que vc está prestes a perder sua casa, lugar onde a maioria nasceu, voces podiam explicar para os outros milhões de pessoas que vão ficar que as obras não são necessárias.
    Obras grandes sempre prejudicam alguma parte da população, foi assim na contrução da linha Norte/Sul do Metro e nas demais linhas, se todos querem melhorias alguem sempre vai ser prejudicado, o dificil é escolher afinal quem será a melhor vitima? Afinal ninguém quer perder, principalmente em se tratando de sua Casa, mas não podemos ignorar que melhorias precisam ser feitas, cabe mobilização para que o projeto seja enfim feito sem grandes perdas para os moradores, afinal voce que está perdendo sua Casas tambem luta pelos que estão perdendo seus Barracos , e como explicar para os que ficam que favela e esgoto á ceu aberto é melhor do infra estrutura urbana.
    Precisamos nos unir em busca de causa democratica, em que os fins seja menos onorosos, para os que vão e os que ficam.

    ResponderExcluir
  10. meu nome é osvaldo carlos svarcas.
    moro na cidade leonor e gostaria de saber como
    faço para me juntar a voces contra este absurdo da desapropriação.meu email é
    osvaldosvarcas@gmail.com.
    obrigado

    ResponderExcluir
  11. Acho esta obra muito importante para São Paulo e região e as desapropriações sejam devidamente indenizadas e atinjam o minimo possivel, sem caprichos, realmente nao é necessario derrubar um imovel apenas para fazer paisagismo, só o necessário e imprescindível.

    ResponderExcluir
  12. ola meu nome é Andre,ate entaum tinha o conhecimento dessa obra ,mas naum onde realmente passaria,mas recentemente passaram aqui na regiao da vila campestre(jabaquara),agentes da prefeitura com conversinha de cadastramento,nós moradores aqui da regiao fomos pegos de surpresa,estamos confusos e leigos,peço as pessoas que ja estamos com maiores conhecimento sobre essa obras ,que postem o maximo de informaçoes mais exclarecidas nesses meios de comunicação,mas somente a verdade ,pois o que a prefeitura ou agentes nos passam ,sempre vem encobertas com falsas promessas,desde ja agradeço...meu e-mail é andreludben@hotmail.com ,muito grato por esse valioso espaço

    ResponderExcluir
  13. André,
    Realmente vocês está coberto de razão, a Prefeitura não age com transparência, mas nós aqui do Movimento Não Dsapropriação Jabaquara agimos com a maior clareza possível. Todas as informações, erros e irregularides, não foram inventadas,todos os documentos que temos são oficiais. A Prefeitura deixou todas as pistas dos erros, o que fizemos foi juntar tudo, e claro ir atrás de mais informações.

    Junte-se a nós , seja mais uma voz para gritarmos por justiça.

    ResponderExcluir
  14. Minha casa não será desapropriada, mas entendo o sofrimento daqueles cujas casas serão. Às vezes, meus amigos, mesmo contra nossa vontade, é preciso dar 1 passo pra trás para dar 2 pra frente. Então bola pra frente. Essa obra é do interesse de *milhares* de pessoas. Pensemos nisso também.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.